COVID-19 E O DIA DO FÍSICO

COVID-19  E O DIA DO FÍSICO





Hoje dia 19 de maio de 2020 teremos várias mesas redondas e atividades previstas pelo Brasil em comemorações ao dia do Físico. Neste contexto, participarei também de uma entrevista para a Sociedade brasileira de Física (SBF), com a Jornalista Joice Santos. Neste bate papo, abordarei sobre os modelos físico-matemáticos na ciência Global e no enfretamento da COVID-19.  Entre outras coisas, farei  uma costura entre técnicas da física que passam do big-data até os métodos de busca por soluções de equações diferenciais, que é um problema genérico da Física.  Independente de áreas específicas de cada um, somos físicos e estamos acostumados a resolver problemas pensando em quais são os efeitos fundamentais e aqueles que podem ser descartados. Observamos a natureza e aplicamos  as leis universais e princípios fundamentais. Desta forma, com nossas equações ajudamos “o pensar” do mundo construindo e interiorizando não somente uma  retórica, mas também uma oratória sobre a Natureza e seus fundamentos.

Este ano, por razões obvias não abordarei a Astrofísica, área de extrema importância na minha carreira, más mostrarei como os conhecimentos de algumas  leis fundamentais da física e habilidade com as soluções computacionais qualifica o físico para contribuir em diversas frentes do conhecimento humano e tomadas de decisões.  Aqui abaixo, apresento uma lista de links (textos, entrevista, animações etc.)   e informações dos últimos dias e que tratam especificamente da utilização de modelos físico-matemáticos do tipo SEIR  no enfretamento da COVID-19.   A física é por construção e formação uma área pluri-multi-disciplinar.

           Abraço.
   Prof. José Dias do Nascimento Jr.
      Astrofísico da UFRN


1. Painel virtual sobre "Físicos e a Pandemia” organizado pela Sociedade Brasileira de Física  (SBF). 7 de Maio de 2020 Feito como parte da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil coordenada pela SBPC. Participam do painel: Sérgio Rezende (UFPE), Roberto Kraenkel, José Soares de Andrade (UFC), Marcus Beims e José do Nascimento Jr (UFRN).
https://www.youtube.com/watch?v=4HHOuDnW2DQ&fbclid=IwAR0jH7VZ3ZRIzyaEGNbjjgw9IjrRRQzNkcrN8ZHjnIRsfdi9_Ti9mGTuGYo



2.  Uma matéria sensacional na Revista Brasileira de Jornalismo Cientifico: Com Ciência. Trata dos  Modelos matemáticos e inteligência artificial como aliados no combate ao Coronavírus. Além de tocar a tênue linha da tecnologia e privacidade dos dados no contexto da pandemia. 10 de Maio de 2020.

 http://www.comciencia.br/modelos-matematicos-e-inteligencia-artificial-sao-aliados-no-combate-ao-coronavirus-mas-tambem-preocupam-em-relacao-as-questoes-de-privacidade/?fbclid=IwAR0PYb4C879u-1vjqDbEv3es2_ftDEGQpJ7TvZLH_xHTFeqWNR5qvHvZy0A




3.  No vídeo, entenda como funcionam os modelos físico-matemáticos e saiba como se dá aplicação deles no cenário da saúde em tempos de pandemia. O vídeo é uma produção da UFRN, através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), com apoio da Sociedade Brasileira para o
Progresso da Ciência (SBPC) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF).  Maio de 2020. https://www.youtube.com/watch?v=INcjIruys-E&t=119s




4. Saiba Mais agência de reportagem:  A importância da física e da matemática na previsão do futuro da pandemia do novo Coronavírus. 19 de Maio de 2020. O Saiba Mais Podcast conversou com o físico e pesquisador da UFRN José Dias do Nascimento Júnior sobre modelos matemáticos e projeções de cenários da maior crise sanitária dos últimos 100 anos.
https://open.spotify.com/episode/6DsDCpE0Ja15VjnVuEd4JT




5. Modelos Físico-matématicos snao destaque no dia do Físico. https://ufrn.br/imprensa/noticias/36041/modelos-fisico-matematicos-sao-destaques-no-dia-do-fisico?fbclid=IwAR3KN2k3MYP-An0n8Skn9EPfsNTEomOSOuExiEGQ16885jmhRji30Iaodu8#.XsRZ_sVcjkM.facebook







"Independente de áreas específicas de cada um, somos físicos e estamos acostumados a resolver problema pensando em quais são os efeitos fundamentais e aqueles que podem ser descartados. Observamos a natureza e aplicamos leis universais e princípios fundamentais. Desta forma, com nossas equações ajudamos ‘o pensar’ do mundo construindo e interiorizando não somente uma retórica, mas também uma oratória sobre a Natureza e seus fundamentos."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN