Brasil e França: " O que nos diz os picos locais e picos globais da curva de casos fatais da epidemia

Brasil e França: Os  picos dos gráficos: "Os picos locais e os picos globais da epidemia. Aqui vamos nós e as previsões #previsõesCOVID19 feitas com nossos métodos  e também no nosso modelo EpideMic InfectiOus DiSease of lArge populatIon Code – MOSAIC. (Lyra, do Nascimento et al. 2020).


   
Atenção: Se você tem amigos(as) pensando em sair de casa amanhã, encaminhe isto para ele(a). ou se você tá pensando em ir trabalhar amanhã, ou conhece alguém que vai..compartilhe isto aqui para que se entenda o que são esses picos...e que indo trabalhar ou saindo de casa você faz o problema se alongar muitooooo e isso matará pessoas (e arruinará a economia ainda mais). O lockdon mal feito é o PIOR cenário possível.

- Pico locais e globais são indicativos matemáticos (ou inclusão de dados artificialmente no mesmo dia). E o pico Global não é necessariamente o fim da epidemia.

Vamos hoje de Brasil & França, atualizando a situação e já vendo que temos flutuações GIGANTESCAS de um dia ocorrendo. São entradas de fatalidades com uma mesma data? Ou eventos reais da historia epidêmica daquela população? Representam situações pontuais? Desde já informo que n fizemos revisão de cenário, pois são picos de 1 dia. Desta forma, nossos cenários pessimista / otimista segue e adotamos hipóteses q variações de 1 dia somente n afetam a previsão por enquanto. Porque razões mostradas já anteriormente (figuras nos comentários, faz sentido colocar agora Brasil & França). #Covid19Brasil tem uma dinâmica cruel de subida com variações gigantescas de 1 dia. O #Covid19France também. São picos picos da epidemia? Deve ser um pico local, porém o picos de epidemia, se espera que aconteçam nas próximas semanas, e em seguida vem o pico global, que não é o fim da epidemia. Haverá picos até que haja uma proporção suficiente da população imunizada (imunidade de rebanho ou vacinas). No momento, não temos vacinas, e isto demorará cerca de dois anos. Portanto, as coisas vão assim de picos em picos e crescendo até que dois terços da população tenha o Covid-19.


 Qual é o pico Global  da epidemia? O pico da epidemia Global é quando a epidemia diminui. Se olharmos para a curva de casos recém-detectados, este é o momento a partir do qual a curva começa a cair (A itália passou por isso semana passada). Matematicamente, essa diminuição na curva ocorre quando uma pessoa infectada infecta menos de uma em média.



Podemos prever o pico global da epidemia? 

+ ou - na real. É o que tentamos aqui. Tudo depende de como a população seguiu as instruções de confinamento. Se a população não seguir as diretrizes de contenção, a epidemia continuará a crescer e você não terá o pico global da epidemia e imediatamente um pico local. aparecerá vários picos. Por outro lado, quanto melhor a população responde (ISOLAMENTO SOCIAL), mais rápido chega o o pico global.


Quando termina uma epidemia?

É um parâmetro chave para entender como a epidemia se espalha é o R0. Este parâmetro traduz o número de pessoas que uma pessoa infectará durante a infecção. Se o R0 for 2, significa que durante a minha infecção eu transmito a infecção para outras duas pessoas. Isso é essencial para entender uma infecção. Porque de acordo com este R0, você saberá quando ocorrerá o pico da epidemia, qual será a intensidade desse pico e qual será a proporção da população infectada. Para o Covid-19, depende do país e do contexto: é estimado entre 2,5 e 3. Com os códigos e dados estamos exatamente tentando entender qual e o R0 e dinâmica do Brasil, do RN.


R0 entre 2,5 e 3, Isso significa que, em média, uma pessoa infectada com o Covid-19 o transmite para 2,5 ou 3 pessoas. Se você deseja impedir que a epidemia se espalhe, esse R0 deve ficar abaixo de 1. O pico da epidemia corresponde ao momento em que o R0 fica abaixo de 1.




 A contenção da população é suficiente?

Ao confinar, você muda a dinâmica da historia epidêmica, mas não faz a epidemia desaparecer. Assim que você sai, ou se libera o confinamento, a epidêmia recomeça e ele será iniciada novamente. Enquanto você mantiver a contenção, não haverá mais epidemia (transmissão). O problema é que no dia em que você saia da contenção, especialmente se for uma manada brutal e sem distanciamento social, você impulsiona o crescimento da epidemia e esta voltará novamente um novo pico. É muito importante diminuir o tempo epidêmico, especialmente para os hospitais. Um dos número críticos são o número de leitos em terapia intensiva. Logo, um pico epidêmico gera um pico de hospitalização.

Para o RN fizemos projeções de leitos e evolução dos números de hospitalização.
https://covid.lais.ufrn.br/#projecoes

O que aprendemos com a Coréia do Sul?
Países que conseguem controlar a epidemia, por exemplo, a Coréia do Sul, não confinaram a população, mas implementaram medidas de distanciamento social extremamente fortes. Todo mundo usa uma máscara continuamente, há uma triagem contínua da população (MUITOS TESTES), e uma estrategia muito forte para impedir que a epidemia comece novamente (sem picos).


### Gráficos iterativos e informações completas sobre o RN, Brasil e o mundo, inclusive estes plots incriveis refinados pelo incansável de Ted LeandroLeandro encotra-se la sala de situação do LAIS no endereço https://covid.lais.ufrn.br/#projecoes



=============
O que podemos aprender com a França?

 -Os picos locais podem ter a mesma causa dos picos no  Brasil



=============


- O que podemos aprender com a Itália?

- A Itália demorou muito a reconhecer o problema e a gravidade do COVID019? (Ver posição do lockdown).

- O prefeito Milão teria feito uma campanha publicitaria que Milão n poderia parar e as pessoas continuaram saindo as ruas? Foi a causa da Itália entrar pesadamente no cenário pessimista?

- Desmonte de saúde publica ao longo dos anos? (+de 350 unidades de saúde fechada nos últimos 10 anos; 70 mil leitos reduzidos com 36 bilhões de Euros retirado) Seria isso também, juntando com os outros fatores..Enfim. Boa notícia. Tudo isso claro, se os dados forem fiéis.


========
(!) Onde procurar nossas predições, Informações etc
-- Modelo matemático "MOSAIC = epideMic infectiOus diSease lArge populatIon Code":Python no GitHub: https://github.com/wlyra/covid19/blob/master/covid19.ipynb
-- Repositório de Modelos. Página institucional com Projeções gráficas do modelo para o COVID-19, progresso das infecções, cenário, níveis de demanda por Hospitalização e Progressão dos casos no Brasil e Estados brasileiros. Em primeira mão, para o Estado do Rio Grande Norte. Podem ser encontrados em
https://covid.lais.ufrn.br/#projecoes
Blog: http://reformulations.blogspot.com/
Twitter https://twitter.com/jdonascimentoJr
Repercussão:
Uol https://www.uol.com.br/…/como-modelo-cientifico-usado-na-as…
TecMundo https://www.tecmundo.com.br/…/151189-quantos-morrer-coronav…
UFRN https://ufrn.br/…/modelo-fisico-matematico-ajuda-a-prever-o…
UFRN https://ufrn.br/…/reportagens-e-saberes/34574/mapas-e-grafi…
Aqui algum material de divulgação, pouco técnico porém necessário mostrando o impacto social/popularização/educacional (anexos)
Uol https://www.uol.com.br/…/como-modelo-cientifico-usado-na-as…
TecMundo https://www.tecmundo.com.br/…/151189-quantos-morrer-coronav…
Saiba mais: https://www.saibamais.jor.br/pico-de-contaminacao-do-coron…/
Tribuna do Norte http://www.tribunadonorte.com.br/…/ma-dico-epidemio…/476123…
UFRN https://ufrn.br/…/modelo-fisico-matematico-ajuda-a-prever-o…
UFRN https://ufrn.br/…/…/34574/mapas-e-graficos-a-servico-da-saud

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN