A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN

O que fazer quando incompetentes se reúnem ?

Sou Astrônomo e vivo de Astronomia, porém alguns aspectos relacionados com este campo do conhecimento humano em Natal, RN foge  minha compreensão. Estes dias visitando o planetário astronômico de Boston voltei a pensar novamente no famoso planetário de Natal que foi comprado por quase 2 milhões de reais em 2009 na gestão Wilma Faria (Governo do Estado)  e Isaura Rosado, que estava a frente da Fepern.
Segunda consta hoje na página do TCE, a Fapern pagou quase 2 milhões por um planetário de última geração que não saiu do papel e que encontra-se encaixotado em Natal. Talvez tão bom quanto este de Boston na época. Em 2009 eu já era astrofísico professor contratado da UFRN e já não entendia o porque da compra do equipamento antes da realização do projetos de estrutura e alocação do terreno etc.

Também não entendi por que mesmo com a UFRN tendo pesquisadores Astrônomos profissionais, o Governo do RN nunca conversou abertamente com estes, tendo feito uma "panela" em torno do assunto. Aqui em Harvard, praticamente todos os
professores participaram e contribuem ainda até hoje com os temas do planetário, por exemplo agora mesmo passa um programa no planetário sobre a viagem da sonda New Horizon até Plutão. Por que é que isso não acontece no RN? Um dos planetários mais vendidos no mundo foi desenvolvido em colaboração Harvard - MIT.
No período em que este projeto de enganação estava sendo tratado na FAPERN sem nenhum conhecimento dos interessados da comunidade científico-acadêmica, eu presenciei algumas visitas da Professora Isaura ao DFTE, mesmo ela sabendo que sou astrônomo, nunca me perguntado nada! Talvez por intermédio de outros ela já sabia qual seria minha resposta. Já disse em entrevistas para as TV's de Natal qual era  o meu sentimento na época, e que  é o mesmo de hoje:  é preciso quebrar este cerco de incopetencnia e ingerência em torno deste equipamento se quisermos que algo aconteça. Eu continuo repetindo que dinheiro sem conhecimento técnico é inócuo e só serve para alimentar o buraco negro engolidor dos recursos públicos. Precisamos agir! Sugestões ?

 O que temos atualmente em 2015 do planetario de dois milhões adiquirido em 2009 !!!!



"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada...."Edmund Burke.

Prof.  José-Dias do Nascimento Juniuor
Professor do Departamento  de Física da UFRN
Pesquisador visitante do CfA- Harvard University


https://www.facebook.com/zedays/posts/10205786484754632?comment_id=10205788702010062&offset=0&total_comments=9&notif_t=feed_comment

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN