Projeto de Cooperação Universitária CAPES / COFECUB: Atividade magnética e rotação de Estrelas Análogas e Gêmeas observadas pelo satélite CoRoT e KEPLER e a preparação da missão PLATO (ESA)

O projeto “Atividade magnética e rotação de Estrelas Análogas e Gêmeas observadas pelo satélite CoRoT e KEPLER”, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade de Paris-Sud (Orasy), foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB) para o programa de intercâmbio Brasil e França em 2013.

A lista com os nomes e áreas de atuação dos 35 novos projetos aprovados para o programa de intecâmbio CAPES-COFECUB foi divulgada na quarta-feira, em  de janeiro de 2014, no site da Capes.


O projeto contemplado é  coordenado no Brasil pelos professores  Adriana Benetti Marques Valio, da Universidade Mackenzie, Matthieu Castro e   José Dias do Nascimento Junior, (Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN). A parte francesa da colaboração acontece na Universidade de Paris-Sud (Orasy), na França, sob a liderança do astrônomo Frédéric Baudin com participação de outros professores Frances do Observatoire de Paris.


Segundo informações da Capes, os projetos aprovados recebem financiamento para missões de trabalho e  bolsas de estudo nas modalidades de pós-doutorado no exterior e estágio de doutorando no exterior (doutorado-sanduíche), além de recursos de custeio para a equipe O programa Capes/Cofecub foi criado em 1978 e já resultou em 659 projetos aprovados em todos os campos disciplinares. Mais informações, no site http://astro.dfte.ufrn.br, pelo e-mail mcastro@dfte.ufrn.br ou pelo telefone 3215-3793, ramal 208, com o professor José Dias.



A preparação da  Missão PLATO (ESA) na UFRN



 Durante as duas próximas semanas,  do 15 de Abril  até 1 de Maio de 2015 o  DFTE da UFRN  receberá a  visita de dois pesquisadores do Institut d'Astrophysique Spatiale (IAS)  de l'Université Paris Sud, França.  Os astrofísicos  Frédéric Baudin e João Marques estarão em visita técnica ao  grupo  Grupo de Estrutura e Evolução Estelar (G3) do DFTE/UFRN como parte da Cooperação Internacional CAPES / COFECUB aprovada em 2013 passado entre o nosso o e o IAS/Université Paris Sud.


O tema da visita é baseada no estabelecimento das metas para a primeira parte de contribuições cientificas e operacionais ao Satélite  observatório  PLATO (Planetary Transits and Oscillations of stars) que foi  assegurado no planejamento Agência Espacial Europeia (ESA). Este satélite é um poderoso  observatório espacial  que irá utilizar um grupo de 34 telescópio no espaço e  fotômetros para descobrir e caracterizar exoplanets rochosos de todos os tamanhos em torno de estrelas anãs amarelas como o nosso Sol  onde a água pode existir no estado líquido. Estes são os alvos prioritários do PLATO

 Que observar um milhão de estrelas e elucidar  a física em torno das condições para a formação dos planetas do tipo Terra  e o surgimento da vida.  Para maiores informações na nossa pagina do PROJETO na Plato na UFRN



ou contatar diretamente os professores  do G3 - DFTE / UFRN
Matthieu Castro  - mcastro@dfte.ufrn.br o
José Dias Do Nascimento Jr. dias@dfte.ufrn.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN