Sétima Defesa de Dissertação de Mestrado do Grupo: "Atividade cromosférica, abundância de lítio, rotação e idade das estrelas análogas e gêmeas solares”



O estudo das estrelas do tipo solar inclui também as conhecidas estrelas análogas e gêmeas. Estes objetos tem sido um dos principais objetos de pesquisa da astrofísica atual. A comparação direta da atividade solar com os  índices de atividade cromosferica para um conjunto de estrelas muito semelhantes ao Sol (gêmeas e análogas) fornece uma  ótima oportunidade de estudar a evolução da atividade estelar em escalas de tempo da ordem do tempo de vida de uma estrela na sequencia principal.


       
AUTOR:  Francys Antonhy da Silva   
LOCAL:  Sala do PROIN
DATA:     20 de novembro de 2013  14 às horas
   
BANCA EXAMINADORA:
  Prof. Dr. José Dias do Nascimento Júnior      (Presidente/Orientador - UFRN)
  Prof. Dr. Matthieu Sebastian Castro               (Examinador Interno -  UFRN)
  Prof. Dr. Bruno Vaz Castilho de Souza          (Examinador Externo – LNA-MG)



Dissertação de mestrado já orientadas.
 
1.
Hugo Rodrigues Coelho. Análise espectroscópica da estrela HD 150050: Uma nova estrela gigante rica em Lítio. 2013. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dias do Nascimento Júnior.

2.
Tharcísyo Sá e Sousa Duarte. Investigando o campo magnético das estrelas análogas e gêmeas solares através de observações espectropolarimetricas. 2012. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: José Dias do Nascimento Júnior.

3.
Diogo Martins Souto. Em busca de um novo indicador espectroscópico do período de rotação das estrelas do tipo solar. 2012. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dias do Nascimento Júnior.

4.
Flodoaldo Lima Simões Neto. Evolução da Excentricidade dos Sistemas Binários com Componente Evoluída. 2010. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: José Dias do Nascimento Júnior.

5.
Jefferson Soares da Costa. Um estudo da rotação e da abundância de 7Litio e da velocidade de rotação em estrelas análogas ao Sol. 2009. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dias do Nascimento Júnior.

6.
Pedro Paulo da Silva. Caracterização infravermelho e distribuição espectral de energia para as estrelas com planetas. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Dias do Nascimento Júnior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN