Procura por Estrelas Gêmeas do Sol / ADURN


Busca


Nossos Valores

31.05.2010 12h01

Procura por Estrelas Gêmeas do Sol


http://www.adurn.ufrn.br/apache2-default/adurn/index.php/entrevistas/visualizar/102/procura_por_estrelas_gemeas_do_sol

José Dias do Nascimento Júnior graduou-se em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1995), onde também cursou Mestrado em ‘Astrofísica’ (1996). Possui Doutorado em Sciences em ‘Astrofísica e Ciência Espaciais’ pela Universite Toulouse III, Paul Sabatier – França (1999), e entre os anos de 2000 e 2006 realizou seu Pós-Doutorado em ‘Astrofísica Estelar’ como bolsista CNPq – Profix através da UFRN e da Universite Toulouse III – Brasil/França.

Em 2006, José Dias passou a compor o quadro de docentes do Departamento de Física da UFRN para fazer parte do Grupo de Astrofísica Estelar e para ministrar as disciplinas ‘Eletricidade e Magnetismo’, ‘Gravitação Clássica’ e ‘Astrofísica Observacional’, esta no Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade (PPGF/UFRN). Já tendo assumido diversas disciplinas no curso de Física e nas Engenharias, atualmente está à frente das disciplinas ‘Eletricidade e Magnetismo’ e ‘Plasma Astrofísico’.

Desde seu ingresso como professor da Universidade, assumiu os cargos de Vice-coordenador de Curso e Vice-chefe de Departamento – função na qual está atualmente –, além de ter sido Representante do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) na Comissão de Pesquisa da UFRN e Coordenador de Projetos de Cooperação Científico-Internacional com Universidades da Europa.

Membro da International Astronomical Union (IAU), do Committee on Space Research (Cospar), da Comissão Técnico Científica do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), José Dias é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atuando principalmente nos seguintes temas: rotação, abundâncias, atividade magnética de estrelas evoluídas e estrelas gêmeas do sol.

No âmbito da Extensão, o professor desenvolve, em colaboração com planetário de Parnamirim, o projeto ‘Utilização do Planetário como Recurso de Ensino em Astronomia’. Tratando-se de Pesquisa, José Dias é idealizador e coordenador do projeto ‘Procura por Estrelas Gêmeas do Sol’, e colaborador da ‘Missão CoRoT’ (Convection, Rotation & Planetary Transits) coordenado pelo professor Renan Medeiros.

O projeto ‘Procura por Estrelas Gêmeas do Sol’ é financiado pelo CNPq, FAPERN, FINEP e CAPES, e conta atualmente com cerca de cinco alunos colaboradores entre iniciantes científicos, mestrandos e doutorandos. De acordo com José Dias, “o objetivo é encontrar e caracterizar estrelas que possam ser gêmeas do sol e, por conseqüência, possam também abrigar sistemas solares semelhantes ao nosso”. Com a pesquisa em andamento, os resultados obtidos já mostram caracterização das melhores estrelas gêmeas, apresentando idade e massa das candidatas. Como desdobramento do projeto o doutorando Jefferson Soares da Costa, orientado pelo professor José Dias, desenvolve a tese que almeja responder à questão sobre ‘quantas estrelas gêmeas do sol devem existir na vizinhança solar’.

Na ‘Missão CoRoT’ o Grupo de Astrofísica Estelar do Departamento de Física da UFRN desenvolve a procura por planetas e o estudo de fenômenos ligados à rotação e convecção nas estrelas. Segundo José Dias, “o Satélite CoRoT pode ser utilizado também na busca por outros sois”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

A tragédia do planetário de 2 milhões de reais da Cidade de Natal, RN