#previsõesCOVID19 Itália o pior já passou. E o RN?

As #previsõesCOVID19 para Itália e Brasil aqui. Primeiramente para a Itália onde o cenário de queda se confirma. Agora é aguardar e ir torcendo que caia cada vez mais. A curvinha vermelha nos nossos gráficos segue uma tendência baseada nos pontos. Amanhã ela deve virar definitivamente e seguir caindo. Nossa projeção de cenários é a mesma de sempre (área verde). Se mudar isso, aviso a vocês, E parece que o surto do coronavírus finalmente PASSOU do pico como previmos para a Itália?

Para um versão atualizada sempre: Observatório COVID19 LAIS https://covid.lais.ufrn.br/#projecoes

Agora o Brasil deu um passo bem interessante e sinalizando uma descambada acompanhando o cenário otimista. Porém, sem querer ser o torcedor do pior possível e vendo a variação dos pontos da Itália em torno do 29 de Fevereiro, que é o equivalente a nossa situação hoje, diria que teremos que esperar mais uns 5 dias para ver a decisão. Dois detalhes,

- Esta semana entramos em 15 dias antes do pico de contaminação e demanda máxima nos hospitais. A quarentena é essencial estes dias. Se não saiu, não saia mais de jeito nenhum.

-Seguindo os tempo característicos da infecção, será o infectado semana que vem que terá a maior probabilidade de gravidade. Os modelos estão em


Hoje inauguramos as previsões dos modelos para o Rio Grande do Norte.  
 #previsõesCOVID19RN


(!) A curva de Natal apresentada os seguintes aspectos. O primeiro gráfico no topo vemos a quantidade populacional em função do tempo. Temos 3 curva, em rosa número de indivíduos expostos, violeta para indivíduos assintomáticos, amarelos para infectados, quarentena em cinza e demandas hospitalares em azul. Podemos ver que o pico quantidade de casos expostos em torno do 16 de abril e infectados por volta do 5 de Maio. Já no gráfico que é intermediário nós temos os números das hospitalizações e a curva dos casos para ICU (cuidados intensivos ou UTI) que é rosa continuo. O rosa pontilhada precisa ainda ser corrigido com o números de leitos para o RN e Natal.

No gráfico inferior nós temos a distribuições cumulativas de casos. Alinha em amarelo é a projeção de casos infectados já abaixo em preto nós temos no traço contínuo preto o modelo que mostra a evolução do número de mortes no modelo. Os pontos amarelos são os dados confirmados de COVID0-19 a partir dos testes e os pontos pretos são as mortes confirmadas com causa-mortis COVID-19. Podemos ver a posição do Lockdown em Natal que foi em torno do 24 de Março e os traços de 14 dias depois. Três casos fatais estão na figura. Parnamirim esta incluído como grande Natal.

Percebe-se nos modelos (Figura do centro) que a semana do 21 de Abril de 2020 será o pior momento da demanda leitos hospitalares. Atenção, o modelos tem variações pois rodamos estas previsões com somente 3 casos. O que pouco para um confiabilidade aceitável.

Número de leitos parao RN
Importante salientar nesta previsão do plot central desta Figura para Natal. A linha tracejada é exatamente este número de leitos. E precisamos deixar a linha azul, abaixo desse valor (linha tracejada) antes do dia 21 de Abril 2020. Precisamos saber o número de leitos para cada 100 mil habitantes no RN para localizar na sua posição real esta linha rosa tracejada no gráfico central (threshold )

A curva do RN simulada hoje com base em 3 caso de fatalidade (1 confirmada)  
Para um versão atualizada sempre: Observatório COVID19 LAIS https://covid.lais.ufrn.br/#projecoes


A situaçnao do Brasil no contexto global em gráfico do tipo log.


  Modelo SIR para o Brasil com previsões de hospitalizações, assintomáticos etc 

Para um versão atualizada sempre: Observatório COVID19 LAIS https://covid.lais.ufrn.br/#projecoes



(!)  Onde procurar nossas predições, Informações etc

-- Modelo matemático "MOSAIC = epideMic infectiOus diSease lArge populatIon Code":Python no GitHub: https://github.com/wlyra/covid19/blob/master/covid19.ipynb

-- Repositório de Modelos. Página institucional com Projeções grafícas do modelo para o  COVID-19, progresso das infecções,  cenário, níveis de demanda por Hospitalização e Progressão dos casos no Brasil e  Estados brasileiros. Em primeira mão, para o Estado do Rio Grande Norte. Podem ser  encontrados em
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

Afinal, quanto Custou o planetário da cidade de Natal ?