Brevíssima historia dos Exoplanetas


 A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), através de seu setor editorial, disponibiliza a Revista Brasileira de Astronomia (RBA), voltada para a divulgação científica de temas espaciais. No mês de Outubro, a convite desta SAB escrevi o artigo expondo uma breve história do tema "exoplanetas e a busca por novos mundos" relacionado com nossa instituiçnao.  Aproveito e  apresento algumas fotografias que fiz quando observava em 1998 no mesmo telescópio que foi descoberto o planeta 50 Pega b. O observatório frnacies OHP.  A foto da revista da contra capa é da cúpula ná época  onde foi descoberto o exoplanetas 51 Pegasi b. Eu mesmo fiz esta foto. Nesta ocasião nos idos 90's  fiquei 15 noites observando no Observatório de Haute Provence (França). Entre meus alvos,  estava 51 Peg b e seu exoplanetas do tipo júpiter quente. Eu estava interessado na abundância de Litiom rotaçnao e atividade deste tão importante alvo que foi central no Nobel de Física de 2019. O professor Michel Mayor, visitou nossa Universidade para receber o título de doutor honoris causa. Tive a felicidade de escrever meu primeiro artigo em colaboração com o Prof. Michel Mayor nos idos anos 90’s. 51 Peg era parte da base de estrelas utilizadas neste artigo.   (foto abaixo)

  Prof. José Dias











Observando na França durante o  doutorado no OMP, Toulouse França. Ao fundo o famoso telescopio que observou 51 Peg b. O exoplaneta responsável pelo Nobel 2019 foi descoberto neste telescópio.
  1997: L''observatoire de Haute-Provence (OHP) est un observatoire astronomique situé à Saint-Michel-l'Observatoire, près de Forcalquier et Manosque, dans les Alpes-de-Haute-Provence (France).

Na UFRN, com o Prof. Michel Mayor , Prêmio Nobel de Física 2019. Obteve o Nobel por suas contribuições para o entendimento da evolução do Universo e do lugar que a Terra ocupa no Cosmos.






(*) A saber, a RBA possui uma tiragem limitada e periodicidade trimestral. Para o mesmo artigo com maior resolução, sugiro a compra do artigo. 


"Descoberta mudou a física e a astronomia”, diz cientista brasileiro que pesquisou com novo Nobel"

 

http://www.rfi.fr/br/ciencias/20191008-descoberta-mudou-fisica-e-astronomia-diz-cientista-brasileiro-que-pesquisou-com-no


 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

Afinal, quanto Custou o planetário da cidade de Natal ?