TRÂNSITO DE MERCÚRIO NESTA SEGUNDA-FEIRA 11/11/2019


Na próxima 2a feira, dia 11/11/2019, iremos presenciar em Natal um belo e raro fenômeno astronômico. Será a passagem do planeta Mercúrio em frente ao Sol. Será um trânsito planetário. Quer saber qual a sua importância para a cientistas da área e o que é esse fenômeno? Venha para o Departamento de Física observar e entender o fenômeno.







Além de um fenômeno raro e curioso, o trânsito planetário se refere ao momento em que um planeta, em seu movimento orbital, atravessa o disco de sua estrela, a partir da visão de um observador em uma órbita mais externa ou mesmo de fora do sistema planetário. Da Terra, no Sistema Solar, podemos observar apenas o trânsito dos planetas Mercúrio e Vênus. Aliás, foi com a observação de um trânsito de Vênus no séc. XIX, que conseguimos medir com melhor precisão a distância da Terra ao Sol e indiretamente, as dimensões das órbitas dos planetas. Hoje, o mesmo método é utilizado com sucesso para descobrir planetas distantes girando em torno de outras estrelas

No trânsito do dia 11/11/2019, Mercúrio, o menor de todos os planetas do Sistema Solar irá passar na frente do Sol entre os horários de 09h 36min e 15h 04min (horário de Brasília). Os astrônomos  do Ge3  da UFRN acompanham o  fenômeno que irá se repetir somente no ano de 2032.


09:30 – 11:00: Início da observação do trânsito de Mercúrio
 

11:00 – 12:00: Palestra sobre Curiosidades sobre o Trânsito planetário?
 

14:00 – 15:00:  Parte final da observação do trânsito de Mercúrio.

Maiores informações

Prof. José Dias do Nascimento Jr.
jdonascimento@fisica.ufrn.br
Cel 84 99992 6288










(*) Preparação para o trânsito de mercúrio na segunda feira. Aqui abaixo, fotos com filtros UBVRI blue47B vert55 rouge55 usados profissionalmente para calcular o índice de cor e temperatura das estrelas. O nosso filtro opaco de segurança irá transmitir 1/1000 de 1% da radiação visível luz-branca (Thousand Oaks Optical). Luz branca" refere-se aos comprimentos de onda de 580-630nm que podem passar através do filtro.  A transmissão total de luz é 1/1000 de 1% é ideal para filmar.
Estes são fotograficamente seguros. Você não pode olhar com segurança através de filtros solares com materiais fabricados para outros fins. Os materiais de filtro solar com certificação ISO 12312-2 da Thousand Oaks Optical são usados em óculos eclipse vendidos pela Celestron e Meade Instruments.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Across the Universe: “A mais bonita que eu escrevi“...

Observatorio Astronomico da UFRN

Afinal, quanto Custou o planetário da cidade de Natal ?